Os jogos e brincadeiras na Alfabetização Matemática

A Nova BNCC
agosto 15, 2019
Alfabetizando com os contos de fadas
julho 26, 2019

Sobre:

O objetivo deste curso é refletir sobre a importância e eficácia da utilização da ludicidade para o processo da alfabetização Matemática. Por meio de jogos e brincadeiras, propor atividades que possam servir de inspiração para os professores e, assim, contribuir para a aprendizagem do aluno de forma prazerosa.

Tema: Os jogos e brincadeiras na Alfabetização Matemática

Objetivos Gerais

  1. Compreender a alfabetização Matemática como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação dos conteúdos matemáticos e seus usos sociais.
  2. Compreender que os conceitos matemáticos estão presentes no cotidiano e que sua apropriação possibilitará o a inserção do aluno na sociedade de forma crítica e participativa.

Objetivos Específicos

  1. Identificar os eixos estruturantes dos conteúdos matemáticos.
  2. Conhecer os conteúdos que formam os eixos matemáticos.
  3. Reconhecer a sondagem matemática como meio de diagnóstico para planejar e replanejar as ações didático pedagógicas, possibilitando novas aprendizagens no processo de alfabetização matemática.
  4. Vivenciar atividades práticas para que a ludicidade e os jogos possam fazer parte da ação pedagógica realizada pelo professor possibilitando a aprendizagem do aluno.

Conteúdos Abordados

  1. Números: aquisição do sistema de numeração decimal, contagem e noção de quantidade.
  2. Geometria: figuras planas e não planas
  3. Probabilidade e estatística: gráficos e tabelas.
  4. Álgebra: padrões e sequências numéricas e figurais.

Público alvo​: Professores da infância em geral, estudantes da área de Educação e Coordenadores Pedagógicos

Carga Horária:

4 horas

FORMADORA:

Shirlei Nadaluti Monteiro

Doutoranda em Psicologia da Educação PUC/SP, Mestra em Educação/ Formação de Formadores PUC/SP, Psicopedagoga UNICASTELO, Especialista em Docência do Ensino Superior Universidade São Luís, Pedagoga UNISAL. Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Experiência em formação de professores e coordenadores pedagógicos.

×