Observação de Sala de Aula na Perspectiva Dialógica

A Inclusão Escolar na Sala de Aula Regular
junho 6, 2019

Sobre:

Este curso tem como objetivo capacitar Coordenadores Pedagógicos de escolas para a inclusão da observação de sala como estratégia dialógica de formação dos docentes. Especificamente: pensar a formação dos professores numa perspectiva dialógica; compreender a observação de sala de aula como uma metodologia dialógica; identificar como a observação de sala de aula pode ser um instrumento potente de formação do docente; desenvolver processos de observação e refletir sobre a própria prática.

 

Conteúdo Programático:

  • O que são metodologias dialógicas
  • Observação de Sala de Aula na perspectiva dialógica
  • Como desenvolver observação de sala aula: o antes, o durante e o depois.
  • A importância do feedback formativo.
  • Oficinas – Práticas de observação e feedback.

 

Público Alvo: Coordenadores Pedagógicos e gestores escolares.

Carga Horária:

1ª OPÇÃO: Oficina de 10 horas, sendo 5 encontros de 2 horas.

2ª OPÇÃO: Oficina de 12 horas, sendo 3 encontros de 4 horas.

 

Formadora: Marta Maria S. Bertoncini De Almeida

Graduada em Educação Física pela USP e Pedagogia pela PUC/SP, com especialização em Gestão Educacional pela UNICAMP.

Aprovada em vários concursos públicos, vivenciou todas as fases que compõem o quadro do magistério: professora de educação física (ensino fundamental e médio), vice-diretora de escola, diretora de escola e supervisora de ensino, sendo que nesta última atuou diretamente em diversos programas de formação docente e de gestores, tanto em nível regional quanto estadual, tendo sido, recentemente, responsável pela formação do Programa Ensino Integral na Diretoria de Ensino Região Centro Sul.

×